Olho Seco

Um problema muito comum hoje é a falta de lágrimas, o que pode levar a longo prazo a problemas mais severos. O uso de lágrimas artificiais pode ajudar muito na prevenção. Leia mais e faça o teste:

Olho Seco

O que é olho seco?

A Síndrome do Olho Seco é um dos problemas mais comuns tratados por oftalmologistas.

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequada do olho. É causada, geralmente, pela má qualidade da película que lubrifica os olhos.

Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado por ser facilmente confundido com outras condições, como infecções ou alergias oculares.

Qual a função das lágrimas?

O filme lacrimal é composto de 3 camadas. A camada mais externa, ou lipídica previne a evaporação. A camada do meio, chamada de aquosa, é responsável pela nutrição e oxigenação da córnea e a camada de mucina que umidifica o epitélio corneano. Além de lubrificar os olhos, as lágrimas são produzidas também como uma resposta reflexa aos estímulos exteriores (ferimento, emoção, etc.).

O que causa o olho seco?
O ambiente

Clima seco, com vento e ensolarado, fumaça de cigarro, a poluição, lugares fechados, calefação, ar condicionado e monitores de computador podem aumentar a evaporação e causar olho seco.

Medicamentos

Descongestionantes e antihistamínicos, tranqüilizantes, antidepressivos e pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).

Doenças Sistêmicas

Artrite, lúpus, sarcoidose, Síndrome de Sjögren, alergias e doenças da pele e Parkinson.

Lentes de Contato

O uso pode agravar ou provocar o olho seco.

Idade

Como regra geral, com a idade a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, se produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos. As mulheres freqüentemente têm problemas de olhos secos quando estão na menopausa por causa das mudanças hormonais.

Sintomas
  • Coceira
  • Queimação
  • Irritação
  • Olhos vermelhos
  • Visão borrada que melhora com o pisar
  • Lacrimejamento excessivo
  • Desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar em computador
Como diagnosticar?

Há diversos métodos para diagnosticar olhos secos. O oftalmologista deve medir a produção, a taxa de evaporação e a qualidade das lágrimas, com testes específicos.

O teste de Shirmer é o mais utilizado para o diagnóstico de olho seco. O teste consiste na colocação de uma tira de papel de filtro de 35x5mm, com os primeiros 5mm dobrados no fundo de saco conjuntival inferior. Após 5 minutos, mede-se a quantidade de umedecimento da tira de papel. Valores superiores a 15mm são considerados normais.

Tratamento

O tratamento é essencialmente sintomático. São 3 estágios de tratamento para o olho seco:

  • Substituição da lágrima
  • Estimulação da produção da lágrima
  • Conservação da lágrima
Substituição da lágrima

Lágrimas artificiais. Existem as viscosas para quadros mais secos e as aquosas.

Conservação da lágrima

A oclusão dos pontos lacrimais pode ser feita com plugs provisórios ou permanentes de silicone dentro dos ductos lacrimais. Os plugs podem ser introduzidos no olho manualmente pelo médico sem que o paciente sinta dores.

Estimulação da produção de lágrimas com a sua dieta:

Alguns estudos estão sendo realizados para avaliar a importância da chamada "dieta no tratamento do olho seco".

A dieta consiste na maior ingestão do ácido graxo essencial Ômega 3.

A dieta deve ser rica em vitamina E, vitamina A e suplementos com Ômega 3 (nozes, sementes de linhaça e verduras), e também evitar carboidratos, gorduras e carne de vaca.

Você sofre de olho seco?

Faça este simples e novo TESTE DE OLHO SECO para descobrir.

Você já teve alguns dos sintomas oculares abaixo?

  • Sensação de queimação
  • Sensação de ardência
  • Coceira ou sensação de corpo estranho e areia nos olhos
  • Riscamento
  • Fotofobia
  • Sensação de mucos nos olhos (purulência)

Se você respondeu SIM para um ou mais dos sintomas acima, você pode ter olho seco. É importante conversar com seu oftalmologista sobre opções para tratamento do olho seco.

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias