Acne: Livre-se das espinhas por meio da alimentação e de receitas caseiras


Acne



Livre-se das espinhas por meio da alimentação e de receitas caseiras


O surgimento das acnes é o tipo de problema que gera dor de cabeça na maioria dos adolescentes e até em adultos. O aparecimento de cravos e espinhas está associado às explosões hormonais do corpo humano, que acontecem principalmente na puberdade, ou seja, a partir dos 13 anos na mulher e dos 15 anos nos homens.

De acordo com a terapeuta ortomolecular Cristina Maria Carrasco, o principal fator para o surgimento da acne nos adultos também é a disfunção hormonal. "Normalmente acontece por causa dos hormônios e, até por isso, é mais comum nas mulheres. No homem, se ocorrer na fase adulta, é recomendável uma análise médica", diz.

O surgimento das acnes pode ser agravado pelo fato da pele eliminar gordura através dos poros, o que pode ocasionar uma inflamação e, por consequência, o aparecimento da acne.

Tratamento

O tratamento depende de um equilíbrio com alimentação, máscaras de fruta, chás com suplementos personalizados e fitoterápicos, todos naturais. Para Cristina, nem todas as acnes são iguais. "Algumas, por estarem abertas há muito tempo, com a foligem do ar, acabam inflamando e virando fungos e bactérias na pele. Existe também a acne que pode ser hormonal e o melhor exame a se fazer é o mineralograma", explica.

Através do mineralograma (análise mineral do fio de cabelo) é possível ver o que ocorreu com a química do organismo da pessoa. "Pode haver desequilíbrio por causa de algum metal pesado, como o chumbo ou o alumínio, e estes podem desequilibrar minerais importantes, como zinco, cálcio e selênio, fundamentais para a pele", esclarece a terapeuta.

O metal pesado, por ter uma valência maior, desequilibra os demais. A pessoa pode equilibrar-se naturalmente, com alimentação e suplementos, mas é necessário verificar se o problema é hormonal - por isso a mulher precisa ir ao ginecologista e o homem ao clínico geral.

Alimentação

A dieta para manter a pele saudável e evitar o surgimento da acne deve ser elaborada de acordo com o perfil de cada pessoa. Alimentação com proteínas, preferencialmente grelhadas e sem óleo, saladas variadas, frutas e muita água durante o dia são elementos que ajudam a obter resultados mais satisfatórios.

O que comer: frutas, beber bastante água, alimentos grelhados, verduras...
O que não comer: gorduras, frituras, chocolate, lanches, embutidos, salgadinhos.
Substituir por frutas: maçã ajuda a retirar metais pesados (1 por dia com casca).Consumir fibras: mix de cereais, de preferência com frutas secas.

Recomendações:

- Usar limonada com mel em jejum: 1 copo de água, ½ limão e 2 colheres de mel em jejum, todos os dias, por uma semana, para desintoxicar o organismo.

- Lavar o rosto com sabonete neutro 3 vezes ao dia e usar filtro solar.

- Manter o equilíbrio do corpo com alimentos naturais.

Máscara de morango com mel e própolis caseira


Ingredientes: -2 morangos firmes-2 colheres (chá) de mel com própolis

Modo de preparo:
Amasse os morangos e misture com o mel com própolis.
Limpe a pele com sabonete neutro, passe o adstringente e logo depois coloque uma gaze bem aberta no rosto, deixando livre só a boca.
Aplique a máscara em todo o rosto, deixando agir por 15 minutos.
Após retirar a máscara, passe chá de camomila caseiro gelado, de preferência em cubinhos de gelo, isso é bom para fechar os poros.
fonte:

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!