Outubro Rosa 2012
Prevenir o câncer de mama é fácil. faça o auto-exame, lembre que ele não substitui a consulta ao médico, mas vai ajudar. Outro dado importante sobre o auto-exame é que você deve fazer somente uma vez por mês, com delicadeza e fora da época de menstruação e/ou ovulação. Se sentir algo diferente, marque sua consulta no seu ginecologista de confiança.
Lembre que homens podem ter câncer de mama, ensine seu filho/ irmão/ marido a observar qualquer alteração e ajude-o a buscar um médico.
Consuma sempre alimentos ricos em vitamína C, ajudam a melhorar a imunidade e manter a saúde em equilíbrio.
Linnus Paulling que iniciou a Ortomolecular acreditava no consumo de vitamina C no combate ao câncer e por este trabalho ganhou um prêmio Nobel. Acredito que o consumo da vitamina C até 1 grama ao dia faça bem a todas as pessoas em todas as fazes de sua vida.
Abraços e que Deus lhe abençoe
Cristina Maria Carrasco
Terapeuta Ortomolecular
www.terapiaortomolecular.net
(11)98224.1446
carrasco@terapiaortomolecular.net
CÂNCER E NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA
É importante que uma pessoa com câncer tenha cuidados adicionais no seu dia-a-dia, nomeadamente fazer uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico (desde que não haja contra-indicação médica) e, dentro do possível, manter as atividades diárias.
Quanto à alimentação, o organismo precisa de calorias suficientes para manter um peso adequado, bem como proteínas, para manter a força; comer bem pode ajudar a sentir-se melhor e a ter mais energia.
Por vezes, durante ou logo após o tratamento, pode não sentir vontade de comer. Pode sentir-se desconfortável ou cansado, pode achar que a comida não lhe sabe tão bem como de costume. Adicionalmente, os efeitos secundários do tratamento, como a falta de apetite, náuseas, vômitos ou feridas na boca, podem ser um problema. O médico, o nutricionista, ou outro profissional de saúde, podem dar-lhe sugestões para uma boa alimentação.
Regra geral, as pessoas sentem-se melhor quando permanecem ativas: andar, nadar, fazer yôga, bem como outro tipo de atividades, podem ajudar a manter a força e a aumentar a energia. O exercício pode, ainda, ajudar a reduzir as náuseas e a dor, tornando mais fácil lidar com o tratamento e pode aliviar o estresse . Qualquer que seja a atividade física escolhida, deve falar com o médico antes de a iniciar. Do mesmo modo, se essa atividade lhe causar dor ou outro tipo de problemas, não deixe de falar nisso ao médico.
Fonte: National Cancer Institute • Com o apoio Rochê