O que está acontecendo com a Ortomolecular?

Cristina Maria Carrasco
Segundo a Ortomolecular a suplementação alimentar é fundamental para uma melhora não só da qualidade de vida, como também a otimização da qualidade de vida com a finalidade do rejuvenescimento celular.

No Brasil existe uma briga sobre o que é a ortomolecular desde 1998, a medicina ortomolecular ou oxidologia não é a mesma coisa que a terapia ortomolecular e a nutrição ortomolecular. Com a mudança que ocorreu em 2010. Hoje, em 2014, ficou claro que a mudança nos termos faz toda a diferença para quem trabalha com a ortomolecular.

Quando se usa o termo medicina ortomolecular, estamos falando de oxidologia, de toxiologia, sobre medicamentos, desintoxicação intravenosa e diversos meios mais específicos a médicos e cirurgiões brasileiros, que usam alguns dos princípios da terapia ortomolecular e da nutrição ortomolecular nas suas especialidades, para alcançar melhores resultados em seus tratamentos.

Quem trabalha somente com a nutrição ortomolecular dentro da nutrição, ou seja alimentação, utiliza os suplementos também de maneira para alcançar um equilíbrio.

Na Terapia Ortomolecular a suplementarão é fundamental para conseguir atingir os objetivos tanto da nutrição ideal como do rejuvenescimento e melhora na performance física. É dentro desta esfera que encontramos os suplementos alimentares para a melhora atletica.
Muito mais desenvolvido e respeitado nos Estados Unidos e Europa, onde os suplementos são utilizados de uma forma mais efetiva.

Respeitando a individualidade de cada atleta, desde o iniciante até o profissional. Cada organismo necessita de um tipo e quantidade especifica de suplementação.
Desde a principal que é o uso da vitamina C, para diminuir os radicais livres e limpar o metabolismo para iniciar qualquer atividade física, como o uso do whey para uma explosão muscular.
Com isto poderemos utilizar diversos aminoácidos de cadeia curta como o L-glicina que ajudará a alcançar as reações químicas necessárias.

Em um segundo momento combinamos o uso do complexo B, com todas as suas variáveis, que protegem diversos órgãos, em conjunto com a vitamina E, que também combate o envelhecimento celular. Na observação é necessário verificar a qualidade das unhas e cabelos, para incluir a vitamina A ou Betacaroteno.

Mesmo para um atleta que busca a melhora na sua performance, vejo a necessidade de iniciar com cautela, observando o bom funcionamento intestinal.

No mercado mundial encontramos diversos tipos de suplementos, como HGH, DHEA, Melatonina, diversas vitaminas, aminoácidos de cadeia curta e de cadeia longa, fitoterápicos, fito-hormonios, muitos não são utilizados no Brasil. Portanto para se fazer um bom condicionamento através do uso da suplementação alimentar Ortomolecular, necessitamos na maioria das vezes utilizar suplementos importados e na melhor hipótese um suplemento ortomolecular personalizado manipulado em farmácia de manipulação específica.

A Ortomolecular estava avançando a passos largos, infelizmente muito vai ser perdido com estas novas mudanças que estão sendo implantadas desde 2010. A Ortomolecular havia conseguido atingir um patamar internacional aqui em São Paulo, mas estamos retroagindo e em pouco tempo não restará nada de ortomolecular no que estará sendo praticado por profissionais do ramo.

Neste tempo de profissão vi livros sumirem das prateleiras, muitos assuntos deixarem de existir, acredito que a modernidade, o novo, realmente assusta quem tem poder, influencia, mediocridade e medo. Fica mais fácil acabar com a Ortomolecular, pois requer muito trabalho, estudo, dedicação e talento, do que se dedicar para isto. Melhor deixar o Brasil no seu resignado lugar no terceiro mundo, afinal assim podemos continuar sendo o local das coisas novas ultrapassadas.

Cristina Maria Carrasco
Terapeuta Ortomolecular e Holística
cris@terapiaortomolecular.net

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias