Vigie as brincadeiras das crianças

Os acidentes de infância, principalmente os domésticos, são muito comuns e merecem uma especial atenção. A Associação de Cuidados de Saúde da Portugal Telecom, ajuda-o a evitá-los!

Há uma lista vasta dos vários acidentes que podem acontecer com e entre as crianças. A palavra de ordem deverá ser a de manter a atenção redobrada e, no caso de ocorrer algum acidente, além do socorro “caseiro” imediato, dirija-se sempre a um hospital ou centro de saúde.
Queimaduras
No primeiro ano de idade, são comuns as queimaduras com o biberão, a água do banho, resultantes da exposição ao sol mal planeada...
Para evitar as primeiras, basta colocar uma gotinha do leite do biberão no dorso da mão. Em relação às segundas, dever-se-á experimentar a água do banho mergulhando nela o cotovelo. E, no último caso, é importante cumprir criteriosamente o padrão horário aconselhável para a exposição da criança ao sol: antes das 10 horas da manhã.
Em caso de queimaduras, os primeiros socorros deverão caracterizar-se por lavar a zona do corpo afectada com água e sabão e, se for caso disso, encaminhar o bebé para o médico.
Entre o primeiro e os 6 anos de idade, são comuns acidentes com panelas. As crianças costumam, por brincadeira ou capricho, puxar as panelas do fogão. Para evitá-lo, basta não deixar as panelas com os cabos voltados para fora. Também é importante manter longe do alcance das crianças pequenos electrodomésticos, como torradeiras, cafeteiras, ferros eléctricos, fósforos e isqueiros.
Intoxicação
É comum a criança ingerir plantas venenosas, produtos de limpeza e medicamentos, desde que estejam ao seu alcance. A primeira providência, caso isto ocorra, deverá ser ligar para um médico atentando para a embalagem do produto ingerido. Caso não o encontre, leve a criança ao hospital, apresentando consigo a embalagem.
Quedas
Nas crianças pequenas, as quedas são muito frequentes. Para o prevenir, coloque a criança em locais adequados, evitando expô-las ao perigo. Entre o primeiro e os 6 anos, as quedas ocorrem muitas vezes das janelas, escadas ou muros. Para o evitar, coloque grades nas janelas e portões nas escadas. Além disso, redobre a atenção em locais destinados a brincadeiras.
Asfixia
Existe uma grande probabilidade de acontecer este problema a crianças até um ano de idade. Normalmente, a asfixia pode ocorrer com cordões, plásticos, fios, colchões, cobertores…
O importante é manter a criança de sobreaviso quando estiver na posse desses objectos.
Choque eléctrico
Dos seis meses até aos 6 anos de idade, a criança desloca-se pela casa com curiosidade. As tomadas, as fichas eléctricas e os fios podem ser, com efeito, um alvo fácil. A prevenção de possíveis choques pode ser feita com um protector especial para as tomadas e escondendo-se os fios. Mas caso o choque aconteça, desligue o quadro geral, solte a criança daquilo que está a segurar e leve-a de imediato ao médico.
Afogamento
Até um ano de idade, é importante não deixar a criança sozinha no banho, na piscina, no mar ou em áreas de serviço onde existam baldes com água. Com as crianças mais velhas, a atenção deve ser redobrada fruto da tamanha atracção que as brincadeiras na água vão exercendo sobre elas.
Engolir objectos
Até ao primeiro ano, as crianças têm tendência a levar tudo à boca, como peças de brinquedos, botões, bicos de chupetas e outros utensílios. Para o evitar, procure brinquedos grandes, resistentes, sem pontas finas e salientes. Evite roupas com botões e teste sempre as chupetas, para verificar que não se soltam.
Quando a criança se torna mais velha, o perigo passa a estar relacionado com as pastilhas elásticas, as pipocas, os rebuçados, os caroços, as moedas… Para o evitar, todos esses utensílios e guloseimas devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
Fonte: ACS

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias