APROVEITANDO OPORTUNIDADES
APROVEITANDO OPORTUNIDADES
gostei do texto e espero que gostem também,
abraços e que Deus te abençoe
Cristina Maria Carrasco
Creio que as oportunidades estão aí diante de nós ao nascer de um novo dia, ao raiar do sol, pois diz as Escrituras que as misericórdias se renovam a cada manhã. Sempre acreditei que esse texto nos fala sobre oportunidade, a maior de todas elas, pois, é a oportunidade de começar limpo, purificado pela misericórdia de Deus. Levantar e fazer diferente, começar o novo, tomar nova direção, praticar novos conceitos, reafirmar bons valores, assumir e corrigir erros, abandonar ressentimentos, enfim, quantas coisas podem ser feitas a cada novo dia. Por isso, aproveitar oportunidades exige inicialmente essa compreensão de que elas estão aí diante de nós e precisam ser vistas pela ótica da misericórdia de Deus.
Aproveitar oportunidades exige também o entendimento de que somos agentes de transformação de nossa realidade, ou seja, podemos mudar as coisas ao nosso redor, podemos influenciar o mundo em que vivemos. Ensina as Escrituras: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Não somos deterministas e pessimistas a ponto de pensar que “tudo que é, tinha que ser”. Acredito que o mundo em que vivemos é o mundo que ajudamos a criar, portanto, temos a capacidade de produzir mudanças significativas na realidade e isso a partir de atitudes grandes e complexas, mas também, pequenas e simples até porque, as oportunidades muitas vezes precisam ser criadas por nós mesmos. Portanto, aproveitar oportunidades é algo que pode ser começado agora, com simples decisões como: ir falar com aquela pessoa, abrir mão provisoriamente daquele conforto, aceitar aquela proposta até surgir algo melhor, usar a criatividade, começar a estudar, dividir com quem precisa, enfim fazer algo novo.
Para aproveitar oportunidades é preciso conseguir transformar momentos ruins em ocasião de aprendizado, extraindo deles lições para melhorar. Não permitir que a adversidade mine nossas forças, corrompa os melhores valores. Mas ao contrário, nos desafie. Como diria o filósofo: “o que não me destrói me fortalece”. Não fique lamentando as oportunidades perdidas, pois enquanto você faz isso, outras estão passando por você. Use a energia do lamento para alimentar seu ânimo e veja as oportunidades que estão diante de você. Comece aproveitando os recursos que a Graça de Deus lhe dá, fale com Deus por meio de Cristo peça perdão, peça forças e sabedoria. Leia a Escritura Sagrada ela tem a luz que apontará o caminho certo e abrirá as portas para todas as oportunidades.
NELE, O Autor de todas as oportunidades e quem pode abrir todas as portas.
Fábio Maia