Esclerose Lateral Amiotrófica - E.L.A.


A doença de Lou Gehrig ou esclerose lateral amiotrófica é uma doença do sistema nervoso de carácter progressivo. Ocorre a degeneração ou o colapso das células nervosas, ou seja, dos neurónios, que estão localizados na espinha ou no cérebro. Geralmente na ALS observaremos sintomas musculares como fraqueza ou atrofia muscular. Observaremos paralisia ou diminuição na tonicidade do músculo, tornando assim o movimento do corpo algo difícil ou impossível de ser executado.
A fraqueza muscular na ALS pode afectar os músculos da língua, boca ou garganta. Os nervos, ou neurónios motores que ligam o cérebro com a medula espinal podem sofrer degeneração. Os sintomas de fraqueza normalmente começam em um braço, ou perna e vai progressivamente para outras parte do corpo. Os músculos podem sofrer atrofia, ou deficiência na tonicidade ou contracções involuntárias. A pessoa pode ter dificuldade para engolir alimentos. Nos casos que correm na família, geralmente são observados defeitos em um cromossoma, que é a estrutura que retém informações genéticas. Em outro caso, a etiologia da ALS não é sabida. Não se sabe como prevenir esta doença. O diagnóstico é baseado em testes especiais como electroencefalograma, e estudos de condução nervosa, juntamente com um exame neurológico e a história clínica. ALS normalmente tem carácter progressivo. A minoria das pessoas com ALS morem em três anos, cerca de 90% morem em 6 anos.
Para indivíduos com história desta patologia na família é orientado o aconselhamento genético. Não existe tratamento efectivo para ALS. A creatinina pode ajudar com a musculatura.
Fisioterapia e terapia ocupacional são benéficas ao tratamento. Podemos utilizar relaxantes musculares e tranquilizantes como diazepan para ajudarem no relaxamento da musculatura.
Tubos para ajudar o indivíduo a respirar sozinho podem ser necessário dependendo do estágio da doença, entretanto indivíduos com ALS não necessitam de ventilação mecânica para prolongar sua vida.
Existem poucos efeitos colaterais das medicações utilizadas para o tratamento da ALS. Sedação é provavelmente o efeito colateral mais comum. O tratamento não prolonga a vida do paciente, e sim, tenta dar uma certa qualidade de vida ao indivíduo. O acompanhamento da doença requer o envolvimento de médicos especialistas.

Lina Sousa 

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias