Ortomolecular por Cristina Maria Carrasco


Ortomolecular por Cristina Maria Carrasco

O papel do zinco e do cálcio sendo discutido.

















Nesta ultima década muito se falou em suplementação alimentar, fazer uso de vitaminas, aminoácidos, sais minerais, ácidos graxos e fitoterápicos para equilibrar e melhorar a saúde.

Com certeza todos os suplementos possuem propriedades benéficas, mas que podem ser um verdadeiro desastre para algumas pessoas.

Existem formas importantes de detectar a necessidade de um ou outro suplemento, isto na maioria das vezes encontro durante a anamnese. 

São as queixas apresentadas, o histórico de saúde e muitas vezes o familiar, que indicam a necessidade de um determinado suplemento.

 Porém consumir um suplemento que não está sendo necessário pode causar algum dano, no lugar de melhorar.

Tomemos por exemplo o cálcio, altamente necessário para os ossos, pele, cabelos, unhas, sabemos que sua falta nos causará diversos problemas, muitas vezes graves, como a osteoporose, a calvicie e a flacidez. Porém seu excesso pode causar cabelos opacos e quebradiços, calculo renal, calculo de vesicula, manchas na pele, estrias, pele ressecada entre outros.

O zinco por sua vez é fundamental para a energia, manter e ajudar a ganhar musculatura, mas se existir um histórico de câncer ou de E.L.A. ele deve ser substituido, pois pode agravar os problemas.

Normalmente quando existe um histórico busco utilizar o Mineralograma do Fio de Cabelo, envio para os E.U.A. e com este perfil de metais trabalho a química do organismo.

Por exemplo se existe um aumento significativo de cobre, cálcio, zinco, com certeza haverá um aumento em metais tóxicos como mercúrio, cádmio, chumbo, entre outros. Isto deverá ser analisado, e para retirar metais tóxicos podemos utilizar diversos alimentos, e com isto melhorar a qualidade de vida. Podemos utilizar alimentos ricos em nutrientes que estão sendo necessários para a pessoa e prevenir o consumo de outros alimentos que estejam em excesso.

Cada vitamina reage melhor ou pior com um metal e aminoácido, por este motivo o terapeuta ortomolecular deve entender bem de cada tipo de suplemento e estudar muito a anamnese.

Afinal não foi a toa que quem criou a Ortomolecular tenha sido um químico! 

Tudo começou com a vitamina C e Linnus Pauling.

Abraços e que Deus lhe abençoe

Cristina Maria Carrasco
Terapeuta Ortomolecular

carrasco@terapiaortomolecular.net
www.terapiaortomolecular.net
11-5083.0932/98224.1446
71-3506-3120/9724.2637

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

Ortomolecular um universo de possibilidades