Terapia inovadora evita amputações em diabéticos

Scar #3

Saiba mais

Constitui uma novidade ao nível da prevenção e tratamento.

Chama-se Terapia Anodyne, chegou a Portugal há pouco mais de um ano e já é reconhecida pelos seus benefícios na qualidade de vida dos doentes.

Usada há 14 anos nos EUA, em mais de 6.000 locais, a Terapia Anodyne tem benefícios reconhecidos em diversas patologias dolorosas (como a dor neuropática diabética, lombalgias, ciática, fibromialgias), em todos os tipos de feridas (como as úlceras de perna varicosas e arteriais), na redução de edemas (inchaço) e na melhoria da sensibilidade, com resultados no equilíbrio e na marcha.

A demonstração clínica junto de entidades representativas do sector tem vindo a evidenciar a sua eficácia também em Portugal.

Em que consiste?

A Terapia Anodyne é, basicamente, um tratamento médico com infravermelhos. «Trata-se de um aparelho portátil, emissor de energia infravermelha monocromática, MIRE (890 nm), composto por uma unidade central e 4 ou 8 almofadas (versões doméstica ou profissional). A luz emitida pelos díodos (lâmpadas), suportados pelas almofadas aplicadas directamente sobre a pele, penetra profundamente e age sobre o equilíbrio natural de vasos e tecidos», explica Alexandra Carvalhal, enfermeira.

O uso da energia infravermelha da Terapia Anodyne tem como efeito primário a libertação do óxido nítrico (gás instável) dos glóbulos vermelhos do sangue, que permite melhorar a neurotransmissão e a circulação sanguínea, facto em que assenta, essencialmente, a eficácia desta terapia.

«Ao melhorar a circulação, vamos beneficiar a irrigação, a oxigenação e a nutrição dos tecidos que estão afectados», fundamenta Joaquim Neto, médico fisiatra. «Para além disso, facilita o aporte de medicamentos que haja em circulação.»

Benefícios do óxido nítrico

A identificação das propriedades deste gás no bom funcionamento do organismo foi reconhecida mundialmente pela atribuição do Prémio Nobel da Medicina em 1998. «O óxido nítrico é produzido pela maioria das células, especialmente do endotélio (tecido que forra a superfície interna dos vasos sanguíneos) e tem como função dilatar os vasos sanguíneos, o que é fundamental na regulação dos órgãos e tecidos», explica Alexandra Carvalhal.

fonte: Prevenir

Postagens mais visitadas deste blog

Minha broa de fubá favorita... Palmirinha

Creme TOE Estrias & Rugas NUNCA MAIS!!!

T.O.E. - antes e depois - Tratamento Ortomolecular para Estrias